Projeto Inovador - Novo Parque Fluvial unirá Valença e Tui

Redação
11 de março de 2021
Novo Projeto
Hoje, foi anunciado o novo projeto, que unirá as duas cidades, Valença e Tui. O projeto é a criação do Parque Urbano Fluvial Transfronteiriço. 
Manuel Lopes, Presidente da CM Valença e Henrique Cabaleiro, Alcalde de Tui, consideram que “Queremos uma ponte porque é uma necessidade, porque os cidadãos mudaram os hábitos e estão a exigir mudanças nos desenhos das cidades. Hoje, querem cidades mais humanizadas, com mais espaço dedicado às pessoas”.
O estudo correspondente vai contemplar uma intervenção, em toda a margem do Rio Minho, a poente da cidade, desde a Senhora da Cabeça, em Cristelo Côvo até a uma zona a nascente, em frente à cidade de Tui, na Veiga de Ganfei e a sua ligação a Tui. A área total de intervenção ronda os 250 mil m2 com uma extensão de 5,7 Kms.

Uma via pedonal e ciclável será criada. Consistirá numa via verde marginal, sempre junto ao rio, com perfil de parque urbano, ligará o Parque da Senhora da Cabeça ao Parque da Veiga de Ganfei e este ao Paseo Fluvial de Tui. Esta via integrará os já existentes percursos da Ecopista do Rio Minho / Marginal da Senhora da Cabeça, da Ecovia Veigas do Rio Minho, em Valença e do Paseo Fluvial de Tui. Além dos acessos no princípio e no fim do mesmo haverá outras ligações, nomeadamente à Fortaleza e junto à Ponte Metálica Centenária.

Também a requalificação do  Parque da Senhora da Cabeça será contemplado neste projeto. Sendo  considerada como grandes âncoras, a Câmara Municipal pretende materializar, requalificando esta área para usufruto da população e visitantes. Um conjunto de valências de lazer, entretimento e desportivas estão em estudo para potenciar este espaço junto ao rio Minho .

Na parte norte na Zona da Veiga de Ganfei, está prevista a implantação de um espaço de acolhimento, porta de entrada no parque, com um conjunto de infraestruturas de apoio.

O projeto em estudo prevê a construção de uma nova ponte pedonal e ciclável sobre o rio Minho, interligando continuamente os percursos de Valença e Tui e ligando os dois centros históricos. Esta será a terceira ponte a ligar as duas cidades. A nova ligação terá um perfil moderna e com materiais leves. A ponte será construída pelos Municípios de Valença e Tui.
Este projeto pretende ser estruturante para o espaço urbano de Valença e Tui e reforçar as condições das múltiplas ligações entre as duas margens da Eurocidade.

Depois de concluído o estudo, a autarquia pretende lançar um concurso de ideias, junto de arquitetos e gabinetes de arquitetura, para a elaboração de um projeto que se quer de referência e âncora para o bem estar dos Valencianos.

Adicionar comentário

Siga-nos

Leia as últimas notícias através das redes sociais!

Receba as últimas notícias!

Enviamos via e-mail diretamente par si.

PUB
PUB

Instagram

Últimas nas Redes