Os Perícos de Valença

Um pouco disperso por todo o concelho as principais áreas de produção desenvolvem-se pelas freguesias de Cerdal, Taião, Fontoura, Silva e São Julião.

Redação
25 de novembro de 2013
Os Perícos de Valença
Utilizando como porta enxertos o escramboeiro, ao longo dos tempos, foi sendo reproduzido pelas mãos sábias dos nossos agricultores. Este é um fruto de características únicas, com o formato pequeno arredondado, de cor acastanhada clara e sabor agridoce.
O Periqueiro dos Santos é uma árvore de fruto, da família das rosaceaes, do género pyrus, com características únicas que não são confundíveis com o pyrus cordata ou o pyrus bourgaeana, bem como com os escambroeiros ou os pilriteiros tão presentes na nossa região.

Pelo facto de a melhor época de consumo coincidir com os fins de outubro e princípios de novembro, e se encontrar à venda na Feira dos Santos de Cerdal, acabou por ser denominado, ao longo dos séculos, por Pericos dos Santos. O facto de o outono coincidir com uma época do ano em que existia pouca oferta de fruta o Perico dos Santos foi ganhando o seu espaço a par das castanhas, das nozes e das maças tardias.

Um pouco disperso por todo o concelho as principais áreas de produção desenvolvem-se pelas freguesias de Cerdal, Taião, Fontoura, Silva e São Julião.

A Câmara Municipal de Valença tem desenvolvido, nos últimos anos, um plano de estudo, classificação, expansão e promoção deste fruto com características únicas. Hoje, em vários hortos locais, já é possível encontrar exemplares desta árvore à venda garantindo o perpetuar e a expansão da sua produção. Em perspetiva estão parcerias com uma universidade, para a classificação do fruto, bem como jornadas de sensibilização junto das comunidade locais, para a sua preservação e expansão, bem como junto da restauração para a sua utilização gastronómica.

Adicionar comentário

Siga-nos

Leia as últimas notícias através das redes sociais!

Receba as últimas notícias!

Enviamos via e-mail diretamente par si.

PUB
PUB
O Valenciano
PUB
PUB
Advogados Reunidos

Instagram

Últimas nas Redes