Fronteiras reabriram esta madrugada

Momento assinalado por Valença e Tui

Redação
30 de junho de 2020
As fronteiras de Portugal e Espanha reabriram esta madrugada, pelas 00h00, depois de estarem encerradas alguns meses em consequência da pandemia COVID-19.
 
Para marcar este momento importante, estiveram presentes na antiga Ponte Internacional que une Valença e Tui, o presidente da Câmara Municipal de Valença, Manuel Lopes e o seu executivo e o Alcalde de Tui, Enrique Cabaleiro, com a sua equipa de governo. Este momento foi o mais esperado e pedido por ambos os municipios, e outros municipios do alto Minho, pela importância desta na vitalidade económica nestas regiões.
Os dados indicativos no último Observatório Transfronteiriço Espanha- Portugal (OTEP) sobre a mobilidade na fronteira, publicado nos finais de 2019 por ambos os governos, revelaram que, das 60 passagens existentes entre Espanha e Portugal, as de Valença- Tui, Cerveira-Tomiño e Monção-Salvaterra estão entre as seis com maior fluxo de tráfego transfronteiriço, somando, entre as três, mais do 50% do trânsito de veículos.

Esta passagem de fronteiras luso-espanholas estiveram encerradas, e com pontos de passagem exclusivamente destinados ao transporte de mercadorias e a trabalhadores transfronteiriços.

Na 4ª feira, também os altos governos de Portugal e Espanha vão assinalar a reabertura da fronteira, com cerimónias ao mais alto nível, nos municípios de Badajoz e Elvas, juntando os chefes de Estado e de Governo dos dois países ibéricos.

 

Adicionar comentário

Siga-nos

Leia as últimas notícias através das redes sociais!

Receba as últimas notícias!

Enviamos via e-mail diretamente par si.

PUB
PUB

Instagram

Últimas nas Redes