Comer com prazer

João Guterres
25 de novembro de 2013
Comer com prazer
Alimentação saudável não significa ausência dos prazeres da mesa

Uma alimentação correcta é um assunto que nos dias de hoje preocupa toda a gente!..
A mudança nos hábitos alimentares da população tem preocupado os especialistas ( n u t r i c i o n i s t a s / endocrinologistas) e gerado, discussões em torno de como trabalhar a conscientização e a reeducação alimentar. Cuidar da alimentação sem deixar de lado os prazeres que a culinária nos proporciona é realmente um desafio, principalmente para aqueles que possuem hábitos alimentares pouco positivos ao organismo.

A proposta de uma alimentação saudável assusta, pois logo se associa ao mito da ausência dos prazeres gastronômicos. Comer bem não é comer muito, assim como comer pouco, não é comer bem. Na verdade, uma alimentação balanceada não significa de forma alguma comer sem sabor e sem prazer, mas sim de forma equilibrada e de acordo com as suas necessidades nutricionais. Ao longo da vida, as necessidades nutricionais modifica m-se e sof rem alterações de acordo com a nossa idade, estilo de vida e metabolismo. Uma alimentação saudável e eq uilibrada é essencial para a prevenção de doenças, uma correcta alimentação significa saber PUB viver.

Para se obter uma alimentação prefeita, o primeiro passo é procurar um profissional da área da saúde capacitado a elaborar uma ementa adaptado ao seu estilo de vida e às suas necessidades nutricionais, pois, cada um possui uma particularidade. O equilíbrio e o sucesso de uma boa a limentação estão na qualidade e na quantidade do que consumimos. Uma pequena alteração na rotina alimentar pode trazer grandes resultados aos que se propõe a melhorar a qualidade de vida através de a lg umas muda nças na alimentação.

A alimentação é considerada saudável quando possui os grupos de alimentos como, carnes, f rutas, verduras, leg umes, cereais, leite e derivados e equilibrada quando estes a limentos oferecem quantidades balanceadas de nutrientes - carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras. Em porções adequadas para cada individuo.

Melhore os seus hábitos, alimentares adotando algumas mudanças no seu dia-a-dia e mantenha uma vida saudável e de boa qualidade.

Não adote dietas radicais, procure sempre um especialista apto a elaborar uma ementa de acordo com as suas necessidades nutricionais.

Respeite a quantidade e a qualidade dos alimentos: Os alimentos devem ser ingeridos em quantidade e qualidade adequadas para suprir todas as necessidades nutricionais sem excesso de calorias. Cada pessoa precisa de um plano alimentar específico;

Evite a monotonia: Varie bastante dentre os alimentos de cada grupo. Invente novos pratos!...

Coma sempre nos mesmos horários, a limente-se sem pressa, beba basta ntes líquidos, ma ntenha o seu organismo hidratado.

Evite ir às compras com fome, para não cair em tentações do desnecessarias!...

As parteleiras dos supermercados estão cheias de alimentos cada vez mais limpos e justos!... Não deixe de ler as in formações nutricionais escritas nos rótulos, atenção às ca lorias, q ua ntidades de carboidratos, gorduras, fibras açucar e sódio.

Movimente-se!... Faça caminhadas regulares, pelo menos 3 vezes por semana, numca inferiores a uma hora!... Assim melhora a sua qualidade de vida.

A quantidade de alimentos que cada pessoa deve ingerir depende do valor calórico total (VCT) que é o valor de energia que precisamos para viver.

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