Ensino superior e especial em Valença

A. Mourão
6 de novembro de 2013
Sala de Aulas
No edifício do antigo Asilo Fonseca, depois Escola Municipal de Valença e Colégio Português, encontra- se a Escola Superior de Ciências Empresariais (pertencente ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo).
Iniciou a sua actividade em 2001/02 com o curso de Informática Empresarial e o número de alunos tem vindo a aumentar.

Este tipo de ensino é de grande valor para o concelho, não só como valorização e formação, mas também como seu dinamizador.

Em recente número d’”O Valenciano” tivemos notícia q ue a licenciatura em Contabilidade e Fiscalidade foi reconhecida pela OTOC (Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas) dispensando os alunos do estágio e permitindo que realizem somente a prova de acesso.

Esta Escola Superior permite que alguns alunos não tenham de se deslocar para Viana do Castelo ou, até mesmo, para o Porto.

Como já vimos em artigo anterior (“Colégio Santa Cruz de Coimbra e Valença”) que já em 1537 havia alunos a deslocarem- se para Coimbra a fim de puderem continuar os seus estudos que, posteriormente, com novas universidades e politécnicos minimizaram as deslocações destes alunos e as despesas dos progenitores.

Para terminar, estas breves linhas sobre o ensino no concelho valenciano, fazemos referência ao ensino especial com o Centro de Actividades Ocupacionais que se destina a jovens com deficiência profunda, o qual permite que os alunos não se tenham de deslocar para outras zonas mais longínquas de suas casas ou até mesmo terem de ficar em suas casas por falta de verbas para estas deslocações.

Este Centro situa-se na Zona Escolar e Desportiva e entrou em funcionamento em Março de 1996.

Adicionar comentário

Siga-nos

Leia as últimas notícias através das redes sociais!

Receba as últimas notícias!

Enviamos via e-mail diretamente par si.

PUB
PUB
PUB
Advogados Reunidos

Instagram

Últimas nas Redes