Avó Ana celebrou o 100º aniversário

Redação
5 de julho de 2017
O passado Sábado ficará para sempre gravado no coração de Ana da Costa, conhecida carinhosamente por todas como “Avó Ana”, que celebrou o 100º aniversário rodeada de amigos.
Foi no dia 1 de Julho de 1917 que, na freguesia de Lara, em Monção, nascia Ana.

Com apenas 12 anos veio para Valença trabalhar e morar para o Largo Dr. Alfredo Magalhães na Coroada, um sitio que a acolheu de braços abertos durante a grande maioria da sua vida.

Ainda que tenha vindo trabalhar como cozinheira em tão tenra idade, e quem a conhece diz que fazia uns “petiscos” ótimos, trabalhou sempre ligada ao ramos das limpezas, tendo trabalhado na grande maioria da sua vida a fazer limpeza no BPI.

Casou e teve um filho, mas circunstancias da vida fizeram com que perdesse o filho há muitos anos e, há cerca de 37 anos, ficasse viúva. No entanto a “Avó Ana” imediatamente “adotou” como suas netas, muitas das crianças que, na altura, viviam na Coroada.

Assumiu uma relação de carinho e proximidade com todas as pessoas daquele Largo e da Coroada, tendo sido sempre uma pessoa muito dedicada, muito ligada à Igreja.

Com um problema de saúde, há cerca de três anos, acamou e por isso reside atualmente na casa de um particular a receber os melhores cuidados médicos necessários.

Na celebração do século de vida, os amigos mais próximos decidiram cumprir um dos grandes desejos e trazer Ana à Capela da Coroada, um local ao qual dedicou sempre muito do seu tempo e devoção. Ainda que com algumas dificuldades pela imobilidade da aniversariante, a chegada ao local e receção pelas dezenas de pessoas foi um momento muito emotivo para todos os presentes.

Decorreu uma celebração eucarística celebrada pelo pároco José Maria, seguindo-se da entrega das 100 rosas, e o convívio e, como não poderia faltar, o bolo de aniversário. Os amigos tiveram a oportunidade de poder conversar com a avó Ana e ficar surpreendidos com a capacidade de reconhecimento de cada um dos rostos que a cumprimentava.

O nosso jornal deixa uma mensagem especial de carinho a Ana da Costa.

Felicidades pelas cem primaveras!

Adicionar comentário

Siga-nos

Leia as últimas notícias através das redes sociais!

Receba as últimas notícias!

Enviamos via e-mail diretamente par si.

PUB
PUB
PUB
Advogados Reunidos

Instagram

Últimas nas Redes